« Voltar para Atualidades

Atualidades

Torneiras secas?

03 AGO, 2017 Autor: JOSÉ ROBERTO ABRAMO
Torneiras secas? (03/08/2017)

 Em 2014/15 o Brasil passou pelo que se convencionou chamar de crise hídrica. Em São Paulo o cenário era desolador.


Nos últimos anos as crises hídricas afligiram várias regiões do Brasil, nestes últimos anos. A realidade é que padecemos de problemas de gestão e consumo de água. E isto pode se agravar porque o clima não é estático.

Mas o desastre não era resultado apenas do clima ou da falta de chuva: a crise hídrica de 2014-2015 mostrou o descaso do poder público para a gestão de recursos hídricos em todo o Brasil.

As imagens dramáticas de São Paulo em 2014/15, podem ser vistas agora em 2017 no Distrito Federal. A Região sofre com racionamento de água, tendo dias de corte integral de água. Monitoramento perene do consumo.

(...)  Os dois casos recentes de crise hídrica evidenciam a forma problemática com a qual o Brasil lida com sua água. A pujança hídrica brasileira contrasta com a distribuição desigual do estoque de água potável no país: mais de 80% dessa água está concentrada na região amazônica, que, por sua vez, abriga uma parcela ínfima da população brasileira. No resto do país, a situação é mais delicada. O caso do Semiárido nordestino é notório: a seca faz parte do imaginário cultural e da experiência histórica do nordestino brasileiro. Viver no sertão é viver a escassez de água em seus limites. (...)

Referência: Bruno Hisamoto

Ocorre que nos últimos tempos, os investimentos para disponibilizar água, bem como reduzir perdas na rede, foram mais que insuficientes. Agrega o problema de saneamento básico, onde metade da população ainda padece de falta de esgoto e água potável. Como a demanda cresce porque a população não é estática, além do uso desperdiçado, e com as mudanças de clima que podem ocorrer, estamos com um problemão pela frente, mais ou menos agudo.

O mais grave da crise hídrica é não se conseguiu mudar a forma como governos e cidadãos, além da iniciativa privada, de se relacionar com a água em nosso dia a dia.

Essa conduta é extremamente perigosa, especialmente se colocarmos a questão climática na conta.

Os vídeos abaixo trazem informações importantes para todos nós, a respeito deste bem precioso.
 

Vídeos

Comentários

Nenhum comentário feito. Seja o primeiro!

Deixe um comentário:

[ Não será exibido ]
 
 

Mais Atualidades

TÁ NA REDE - GERAÇÃO MILLENNIAL

14 NOV, 17 Autor: José Roberto Abramo

Os Millenials foram feitos para serem livres pensadores, conectados, famintos e questionadores. Eles quebram todas as regras dos escritórios e querem sempre inovar. O Tá na Rede de hoje fala sobre a...

SAIBA MAIS

O que fica do Setembro Amarelo

27 SET, 17 Autor: JOSÉ ROBERTO ABRAMO

Há quatro anos consecutivos a Associação de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) vem organizando nacionalmente a Campanha Setembro Amarelo. No dia 10 de Setembro...

SAIBA MAIS

ENEM

19 SET, 17 Autor: JOSÉ ROBERTO ABRAMO

Revolução Russa 100 anos

SAIBA MAIS

1 2 3 > >>
LINK SABER - CURSO UM TORQUE - VAIALI.COM
(32) 99924 - 5729
Rua: Marechal Deodoro nº 982 (parte Alta) Juiz de Fora MG