« Voltar para Atualidades

Atualidades

Nióbio – o que é e para que serve

04 AGO, 2017 Autor: JOSÉ ROBERTO ABRAMO
Nióbio – o que é e para que serve (04/08/2017)

 Nióbio é um elemento químico descoberto pelo britânico Charles Hatchett em 1847, que a princípio o denominou de Columbius. Mais tarde foi rebatizado por Nióbio. É uma das substâncias de mais baixa concentração na crosta terrestre. Chega a 24 partes por 1 milhão.


O Nióbio é usado para dar liga na fabricação de aços especiais, é dúctil, maleável e em pequenas quantidades melhora consideravelmente algumas propriedades mecânicas do aço.

É um dos metais mais resistentes à corrosão e à temperaturas extremas.  Além disto, o nióbio é considerado estratégico, devido à sua presença na fabricação de material bélico, reatores nucleares e equipamentos de transportes.

Assim, seu principal emprego é na obtenção de ligas, especialmente aquelas envolvendo aços de alta resistência que são amplamente utilizados na indústria automobilística e naval - plataformas marítimas - e na construção civil - pontes, oleodutos, viadutos e edifícios.  Também na indústria aeroespacial, o nióbio é amplamente utilizado na produção de superligas que operam a altas temperaturas, e que estão presentes na composição de motores a jato de alto desempenho para fins comerciais e militares.

Uma outra aplicação para o metal seria na produção de ligas supercondutoras, utilizadas em aparelhos de ressonância magnética Nuclear, importantes na área Médica.

Referência: qnesc.sbq.org.br

Desta forma percebe-se a importância estratégica do Nióbio sabendo que supercondutores são materiais capazes de conduzir eletricidade sem qualquer resistência quando resfriados abaixo de uma temperatura especifica; e superligas são ligas metálicas projetadas para operar a altas temperaturas em ambientes corrosivos e oxidantes.

O Brasil é o maior produtor de nióbio do mundo, responsável pela produção de mais de 90% da “produção mundial”.  É também o país que contém as maiores reservas do minério, cerca de 98% do total mundial.

Referências: www.ie.ufrj.br

Por tudo que vimos acima, o nióbio deve ser cobiçado,  afinal 98% das jazidas estão no Brasil e o resto no Canadá, que muito se beneficia e de sua extração e produção, e na Austrália.

Apesar de tudo que foi dito, o nióbio não fornece energia como o petróleo, e tão pouco pode ser comparado ao ouro em valor. O nióbio pode ser sim substituído por vanádio, tântalo e titânio. Desta forma, é sim um metal precioso que poderia ajudar muito na economia brasileira, mas não é também isto tudo que as mídias espargem por ai. No entanto, se temos e é estratégico, é justo que possamos ganhar dividendos com sua produção.

Quem produz o Nióbio no Brasil

As empresas responsáveis pelas minas são a CBMM (brasileira), do grupo Moreira Salles, e a Anglo American (estrangeira) são as duas grandes produtoras de nióbio no País, operadoras das minas de Araxá e de Goiás, respectivamente.

Existem acusações de que o nióbio é subfaturado e que o Brasil não consegue ganhar a fortuna devida pelo minério, já que é praticamente o único país que o detém em larga escala.

Assista ao vídeo abaixo que traz mais explicações, incluindo a química do Minério, e saiba mais.

Bons estudos!
 

Vídeos

Comentários

Nenhum comentário feito. Seja o primeiro!

Deixe um comentário:

[ Não será exibido ]
 
 

Mais Atualidades

SINAL ANALÓGICO

08 NOV, 18 Autor: Fonte: ANATEL ( Agência Nacional de Telecomunicações.)

SINAL ANALÓGICO. QUANDO SERÁ DESLIGADO ?

SAIBA MAIS

Os 10 melhores Sambas-Enredo de todos os tempos

07 FEV, 18 Autor: José Roberto Abramo

“Quem não gosta de samba, bom sujeito não é”, já dizia Dorival Caymmi. Em “O Samba da Minha Terra”, de 1940, os sambas de roda da Bahia foram a grande inspiração. A frase, no entanto,...

SAIBA MAIS

Febre Amarela: vacinar ou não?

01 FEV, 18 Autor: José Roberto Abramo

 José Roberto Abramo (em resumo de pesquisa para o link saber.com.br) - Publicado no dia 01/02/18 A sociedade Global padece neste século XXI e já desde fim do...

SAIBA MAIS

1 2 3 > >>
LINK SABER - CURSO UM TORQUE - VAIALI.COM
(32) 99924 - 5729
Rua: Marechal Deodoro nº 982 (parte Alta) Juiz de Fora MG