« Voltar para Atualidades

Atualidades

5 músicas sobre o nordeste que você precisa conhecer

02 JAN, 2018 Autor: José Roberto Abramo
5 músicas sobre o nordeste que você precisa conhecer (02/01/2018)

As músicas sobre o nordeste trazem em sua essência a alma de seu povo. Nós listamos 5 músicas que falam da terra e ostentam a súmula dessa região tão linda e, ao mesm tempo, tão sofrida. Historicamente vale a pena revisitá-las, e para quem não as conhece, é bom sentir o chão de nossa terra que abriga aquele povo, suas sementes e raízes, seu amor e sua fartura de querência e inspiração.

#1 Deus e eu no Sertão - Victor e Leo
 
Musicas sobre o Nordeste
 
A canção fala da relação com Deus no sertão. A sintonia, harmonia e simplicidade da vida sertaneja. A vida e a canção no mato.
 
                                                   (VÍDEO 1 ) 
 
 
 
#2 O sertão te espera - Dominguinhos/Anastácia
                              
Músicas sobre o Nordeste
 
Uma música sobre o Nordeste bem ao estilo dos compositores antigos, como Luiz Gonzaga, contando a história do Sertão que chama seu filho. A terra é forte, mas sofrida e sem sorte. É o sertão dos bravos, dos que vivem a escassez com coragem e que se deixa levar por seu Norte.
 
                                                     (VÍDEO 2)
 
 
 
 
#3 Oricuri (Segredo do Sertanejo) - João do Vale & Clara Nunes
 
Musicas sobre o Nordeste
 
Na linguagem mestiça do sertanejo, língua da terra, o poeta decifra a forma de vivência e aprendizado do sertanejo, interpretando os atos da natureza.
 
                                                   (VÍDEO 3)
 
 
 
 
 #4 Último Pau de Arara - Zé Ramalho 
 
 
 Musicas sobre o Nordeste
 
A música descreve o amor incondicional do nordestino pela sua terra. No risco de sua existência ainda assim crê que o milagre da chuva acontecerá, a fartura, a solução. E de outra forma sua coragem é enfrentar a adversidade descobrindo as belezas. Só abandonaria no último e derradeiro pau de arara, e este ele não divisa.
 
                                                   (VÍDEO 4)
 
 
 
 
 
 
#5 Sobradinho (O Sertão Vai Virar Mar) - Sá e Guarabira
 
Músicas sobre o Nordeste
 
A música Sobradinho foi um libelo contra a construção da usina de Sobradinho, no interior da Bahia. A barragem erigida no São Francisco deu origem a um lago que inundou cidades que são citadas na música, retirando da região seus moradores, ou seja, é o homem que desfaz a natureza daquele lugar, daquela morada, daquele canto precioso do mundo. A profecia de Antônio Conselheiro de que o sertão vai virar mar o e o mar irá virar sertão veio evidenciar os impactos causados pela construção do lago, que permanecem.
 
                                                  (VÍDEO 5)
 
 
 
 
 
 
 

Vídeos

Comentários

Nenhum comentário feito. Seja o primeiro!

Deixe um comentário:

[ Não será exibido ]
 
 

Mais Atualidades

10 hits internacionais que vão bombar no verão

26 JAN, 18 Autor: José Roberto Abramo

A gente gosta de música, respira música e tá sempre em busca dos melhores hits. E no verão não seria diferente. A estação mais quente do ano (quente meeeeesmo) tá recheada de músicas novas...

SAIBA MAIS

TÁ NA REDE - GERAÇÃO MILLENNIAL

14 NOV, 17 Autor: José Roberto Abramo

Os Millenials foram feitos para serem livres pensadores, conectados, famintos e questionadores. Eles quebram todas as regras dos escritórios e querem sempre inovar. O Tá na Rede de hoje fala sobre a...

SAIBA MAIS

O que fica do Setembro Amarelo

27 SET, 17 Autor: JOSÉ ROBERTO ABRAMO

Há quatro anos consecutivos a Associação de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) vem organizando nacionalmente a Campanha Setembro Amarelo. No dia 10 de Setembro...

SAIBA MAIS

<< < 1 2 3 4 > >>
LINK SABER - CURSO UM TORQUE - VAIALI.COM
(32) 99924 - 5729
Rua: Marechal Deodoro nº 982 (parte Alta) Juiz de Fora MG