« Voltar para Política e Sociedade

Política e Sociedade

A Cor da Cultura

28 JUL, 2017 Autor: JOSÉ ROBERTO ABRAMO
A Cor da Cultura (28/07/2017)

 O samba é considerado uma dança e um gênero musical da cultura popular brasileira.


É dos estilos de música aqui de nossa terra, e o mais representativo do país.

O Samba apareceu por aqui no período colonial trazido pelos escravos negros da África.

Durante muito tempo foi considerado um estilo musical e dança marginalizados. Mas, no século XX para cá tem sido resgatado, e representa muito de nossa brasilidade.

O samba está presente em todas as regiões brasileiras e até por causa de nossas dimensões continentais, sofreu variantes nos instrumentos, estilos e forma de dançar. Daí que existem vários tipos de samba. Samba de Roda, Samba Raiz, Partido Alto, Samba sincopado, Samba Chulado, Samba – Enredo, Samba Canção, pagode, entre outros.

O samba influencia outros ritmos, como por exemplo a Bossa Nova. Considerada um sincretismo entre o samba e o jazz. A Bossa Nova é permeada pelas harmonias do Samba e pelas variantes melódicas do Jazz.

O Tropicalismo emerge na onda da contra-cultura que fora um movimento libertário e revolucionário. O Tropicalismo queria se afastar um pouco da intelectualidade da Bossa Nova e buscava aproximar um pouco mais da cultura brasileira de viés popular. Assim, misturou o Samba, o pop, a psicodelia e o Rock.

Na realidade:

“A música popular brasileira resulta de um conjunto de manifestações culturais de influência indígena, africana e europeia”.

Assim, temos muitas cores para trabalhar. Temos muitos autores, cantores, poetas e músicos que se dedicam e se dedicaram ao Samba e ritmos derivados destes, que muito diz de nossa cultura e de nossa miscigenação cultural. Temo um longo trabalho de resgate.

O vídeo abaixo é um texto belíssimo que trata da tradição esquecida da música popular brasileira, notoriamente o Samba. Vale a pena assisti-lo pelo valor cultural.

A Cor da Cultura - Projeto Cantando a História do Samba
 

Vídeos

Comentários

Nenhum comentário feito. Seja o primeiro!

Deixe um comentário:

[ Não será exibido ]
 
 

Mais Política e Sociedade

O negro e a consciência

29 NOV, 17 Autor: José Roberto Abramo

ORIGEM do Dia da Consciência Negra A data é celebrada em 20 de novembro para lembrar Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares Uma lei federal de 2011 a de nº 12.519, institui o “20 de...

SAIBA MAIS

Mulheres – Mundo – Gênero – Democracia.

07 NOV, 17 Autor: JOSÉ ROBERTO ABRAMO

“Um eu verdadeiro é simultâneo ou sucessivamente revelado no sexo, no gênero e no desejo” (Judith Butler)

SAIBA MAIS

Crise na representação política atual

06 NOV, 17 Autor: JOSÉ ROBERTO ABRAMO

O sociólogo Zygmunt Bauman, falecido em janeiro de 2017, diz ser uma tendência de nosso tempo a crescente separação entre poder e política.

SAIBA MAIS

1 2 3 > >>
LINK SABER - CURSO UM TORQUE - VAIALI.COM
(32) 99924 - 5729
Rua: Marechal Deodoro nº 982 (parte Alta) Juiz de Fora MG